sexta-feira, 31 de julho de 2009

Coragem



A coragem é um sentimento que tiramos do âmago do nosso coração. É uma necessidade interna de sobrevivência diante dos desafios que vamos encontrando pelo caminho.

Hoje, sinto-me igual a uma semente, que foi lançada no meio de pedregulhos, tentando renascer com minhas próprias forças, tentando vencer a rigidez das pedras, mesmo sem defesa alguma.

Vou me agarrando nas palavras amigas, de pessoas que me consideram como pessoa, como se quisessem regar esta semente, para ela não morrer. Aqui, agradeço o apoio de todos os amigos que de alguma forma me deram "água" para conseguir sobreviver.

Já pensei tantas coisas, já li tantas coisas. Mas, hoje eu li uma mensagem que me deu coragem de escrever:

"Perdoar é uma das maiores dificuldades dos homens, pois sua deficiência está logo no 1º passo: perdoar-se! Nós jamais conseguiremos perdoar o próximo se não entendermos que participamos ou provocamos em um dado momento à construção deste desentendimento; em quaisquer circunstâncias, o perdão é o alimento para o espírito. A paz que vem após é inexplicável. Por isso, a frase: "Errar é humano, perdoar é divino", pois somente conseguiremos isto se tivermos o discernimento de que somos humanos, errantes e estamos aqui para aprender; aquele que erra na sua fragilidade, erra consigo e com o próximo, mas Deus está a todo momento nos mostrando nos mais simples gestos que perdoar é fácil. Depois que aprende-se o perdão a si próprio, consegue-se perdoar o próximo. Muito amor e luz a todos. (Marcia Cristiane)"

Então, pensei em dar o primeiro passo:

- Eu me perdoo.




6 comentários:

  1. ______________________________________________

    Um belo texto! Com certeza, não conseguiremos perdoar o outro, se não perdoarmos a nós mesmos primeiro... Somos TODOS humanos e passíveis de erros. Mas, penso que o maior erro é o julgamento que fazemos das pessoas...Ninguém deve ser julgado, pois somos falhos demais para dar qualquer veredicto.


    Beijos, querida Helen e o meu carinho!

    _______________________________________

    ResponderExcluir
  2. Querida Helen,

    A mensagem que recebeu e que aqui nos oferece é esplêndida. O ser humano vive, por vezes, muito altaneiro, sentindo-se superior a tudo e todos. Jesus Cristo deu a outra face, é o maior dos exemplos que deve ser seguido.
    Pode contar sempre comigo...
    Aqui nasceu uma flor, que viva por muito tempo!
    Felicidades!
    Beijinho
    António MR Martins

    ResponderExcluir
  3. Comoveu-me este teu texto e sim...
    temos sempre que nso perdoar primeiramente
    para que saibamos e possamos perdoar aqueles
    que de uma ou de outra forma, são injustos connosco, em determinados momentos da nossa vida.
    Julgamentos... tenham eles a face que tiverem,
    são sempre prenuncio de mau carácter, porque "ninguém é alguém" para julgar quem quer que seja.
    Deixo-te aqui o meu afecto, dois braços bem abertos que te abraçam, e uma voz que se ergue nos meus dedos para que nunca por nunca desistas.
    Amiga, estou aqui...
    Beijo
    Vóny Ferreira

    ResponderExcluir
  4. Querida Helen,
    Fiquei muito emocionada com as tuas palavras, tão
    Profundas e tão verdadeiras.
    Aqui estou para partilhar contigo todo o sofrimento que passas, sou de opinião que temos que perdoar, não é fácil. As pessoas nos julgam duramente sem ao menos saber o que se passa em nosso coração.
    Eu acho que cada dia é um recomeço, eu concordo que temos que nos perdoar para perdoarmos as outras pessoas, para evoluirmos na escala espiritual.
    Estou aqui te estendo as mãos nesta caminhada, sempre luto pela paz, pela justiça, e procuro
    Trazer a minha mensagem que é de fé e esperança, não estás sozinha nesta caminhada, estarei sempre ao seu lado, orando para que a luz volte a brilhar em teu lindo coração.
    Um abraço fraterno
    Regina Kreft

    03/08/2009

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/8/09 14:35

    Helen,
    a cada sentir; um poema. a cada saudade; um

    ESPAÇO VAZIO, TU...

    Senti, no seu ir quase abrupto,
    o tanto que levaste de um sonho;
    de palavras quase poemas,
    de sorrisos quase canções,
    de um mar quase oceano.

    E no úmido das tuas lágrimas
    que ainda estão no chão, elas,
    cravadas ficaram entre as pedras,
    e nas marcas dos passos teus.
    A rudeza das visíveis sequelas.

    Silêncio imposto, sua voz inerte,
    embargada, reprimida, a sós.
    Inaudível, o lamento à distância,
    fazendo insípido este momento
    da grande falta que sinto de vós.

    Mas teu olhar é presença, é semente,
    paira no ar, a candura do teu rosto,
    que sustenta essa minha poesia
    amenizando esse incessante canto,
    desgosto que sinto; na falta que tu me faz.

    Inconformado; sou desta sina,
    Da momentânea clausura, casulo.
    A qual tu humildemente se inclinou,
    nas metamorfoses, e nas vias da vida.
    Que somente as belas borboletas têm.


    José Silveira

    ResponderExcluir
  6. Helen querida,
    Passado o perdão, vem o reencontro com a paz interior e a certeza de quem gosta de ti de verdade, gosta de por inteiro e não vai deixar de gostar, por que tu és divimamemnte humana.
    Carinho e bjins, Betha.

    ResponderExcluir